A Apple ganhou mais de US$ 100 milhões (R$ 528 milhões) em comissões do Fortnite, da Epic Games, durante os dois anos em que o jogo online esteve na App Store, testemunhou um executivo da Apple nesta quarta-feira (19).

Michael Schmid, chefe de desenvolvimento de negócios de jogos da Apple para a App Store, falou durante a terceira semana de um julgamento antitruste em um tribunal federal em Oakland, no estado da Califórnia.

A Apple tirou o popular jogo de sua App Store no ano passado, depois que a Epic lançou seu próprio sistema para pagamentos no aplicativo.

A Epic então processou a Apple, alegando que a fabricante do iPhone abusava de seu poder sobre os desenvolvedores, forçando-os a usar a tecnologia de pagamento no aplicativo da Apple, que cobra comissões de 15% a 30%.

A Apple disse que exige que os desenvolvedores usem seus sistemas para garantir a segurança e privacidade de sua App Store e que as taxas cobradas são semelhantes às de outras plataformas de jogos, como o Xbox, da Microsoft.

Antes do relacionamento da Apple com a Epic azedar, afirmou Schmid, a App Store, que mantém uma equipe editorial que destaca certos aplicativos, apresentou o “Fortnite” e gastou cerca de US$ 1 milhão (R$ 5,2 milhões) no marketing do jogo nos 11 meses anteriores.

A Apple havia divulgado anteriormente que a Epic ganhou US$ 700 milhões (R$ 3,6 bilhões) com a versão iOS de “Fortnite”, mas não disse nada sobre suas próprias comissões.

A divulgação das comissões do “Fortnite” é significativa porque a equipe jurídica da Epic pressionou os executivos da Apple sobre se a empresa rastreia os lucros de sua App Store, com executivos da Apple dizendo que não o fazem e vendo a App Store como um recurso do iPhone.

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