O projeto ‘Voz Delas’, da Folha, é um dos vencedores do Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina 2021.

Os 21 selecionados da região, sendo oito deles brasileiros, saíram de mais de 300 inscritos. O Desafio GNI distribuiu um fundo total de US$ 2 milhões para investir em novos produtos de notícias e modelos de negócio.

O ‘Voz Delas’ será uma ferramenta de monitoramento que apontará, com estatísticas variadas, a representatividade de mulheres nos diversos conteúdos produzidos pelo jornal.

Quantas mulheres são ouvidas, quem são elas e onde precisam ter mais espaço são três das perguntas que pretende-se responder.

Com o auxílio de machine learning e inteligência artificial, os jornalistas receberão sugestões de quais especialistas poderiam ser consultadas para cada assunto. No fim, o objetivo é ter mais equilíbrio no gênero das fontes especialistas entrevistadas.

Metrificar as vozes que têm espaço nas publicações da Folha já faz parte do trabalho da editoria de Diversidade —implementada na Folha desde 2019— , no esforço para refletir melhor, no produto final, a diversidade que compõe a sociedade brasileira. Nesse sentido, o ‘Voz Delas’ dará escala à coleta de dados e aos resultados.

Os outros sete brasileiros vencedores são: Projeto Colabora, Revista AzMina, Rede Gazeta, AppCívico, Estado de Minas, Associação Fique Sabendo. Também há cinco projetos da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador (confira todos eles aqui).

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original